Os 6 melhores chás naturais para sua saúde

melhores chas naturais

Você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água? Na verdade, mais da metade da população mundial bebe chá diariamente.

Os chás naturais estão ganhando popularidade hoje em dia por seus numerosos benefícios à saúde. Você sabia que beber de três a cinco xícaras de chá natural por dia pode reduzir seu risco de câncer, doenças cardíacas e derrame cerebral?

Se você é alguém que gosta de experimentar novos sabores e dá a devida atenção à sua nutrição, vai adorar esse artigo. Reunimos aqui uma lista com os melhores chás naturais para sua saúde e também dicas de como selecioná-los quando estiver fazendo compras.

Por que beber chá natural?

Os benefícios do chá para a saúde são conhecidos há milhares de anos e foram escritos em muitos textos antigos. Embora existam muitos tipos de chá, todos eles têm demonstrado ter benefícios à saúde.

Os principais benefícios dessa bebida devem-se à presença abundante de antioxidantes, semelhantes aos encontrados em frutas e vegetais. Essas substâncias ajudam a prevenir danos às células e podem ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer e outras doenças.

Beber chá é também uma boa maneira de aumentar o consumo de fósforo em sua dieta, especialmente para pessoas que correm o risco de ter baixos níveis desse componente, tais como mulheres grávidas ou amamentando, idosos e pessoas que têm doenças hepáticas ou renais. O fósforo é um mineral essencial para o crescimento e a manutenção de todas as células e tecidos do corpo humano. É também necessário para a produção de energia, a transmissão de impulsos nervosos e o bom funcionamento dos rins e do fígado.

Chá verde

O chá verde é um tipo de chá que é minimamente processado, o que significa que as folhas são fermentadas com menos calor do que outros chás. Este tipo de chá é rico em antioxidantes chamados polifenóis, que demonstraram reduzir o risco de certos tipos de câncer, doenças cardíacas e derrames.

Estudos tem demonstrado que este chá também ajuda a prevenir cáries dentárias, síndrome do túnel do carpo, e também pode auxiliar na perda de peso.

Chá preto

Os benefícios de beber chá preto são similares aos do chá verde. O chá preto é feito ao permitir que as folhas oxidem completamente, o que produz um chá de cor mais escura. O chá preto é uma rica fonte de antioxidantes, que, como afirmamos anteriormente, são importantes para evitar danos às células.

O chá preto demonstrou diminuir o risco de várias doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares. Esse chá pode ter ainda mais benefícios à saúde do que o chá verde, mas também tem um pouco mais de calorias.

Chá Oolong

O chá Oolong vem da mesma planta do chá verde e do preto, mas as folhas podem oxidar (ou fermentar) entre 10% e 80%. Quanto mais oxidação ocorre, mais escuras são as folhas quando são colhidas. O chá Oolong é uma grande fonte de antioxidantes e tem demonstrado baixar a pressão sanguínea. Beber esse chá chinês também pode ajudar a prevenir cáries dentárias e câncer oral.

Chá vermelho

O chá vermelho é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis que são cozidas ou torradas a vapor antes de serem fermentadas. É menos popular do que o chá preto e o verde, mas tem demonstrado também ter muitos benefícios para a saúde. O chá vermelho demonstrou baixar a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir o diabetes. Também demonstrou ter poder de matar bactérias, o que pode ajudar a prevenir cáries dentárias e doenças gengivais.

Matcha Tea

O chá Matcha também é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis mas, para fazer este chá, as folhas são moídas até se tornarem um pó fino. O chá Matcha em pó pode ser misturado com água ou adicionado a alimentos, tais como uma tigela de cereais. Vários estudos comprovaram os muitos benefícios do chá Matcha para a saúde.

Chá branco

O chá branco é feito de folhas não oxidadas e também é rico em antioxidantes. Foi demonstrado esse chá reduz a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. O chá branco também pode ajudar a prevenir certos tipos de cânceres.

Dicas para comprar o melhor chá natural

Como existem muitos tipos de chás por aí, você pode escolher o melhor com base em suas necessidades de saúde ou de acordo com suas preferências. Aqui estão algumas dicas para comprar o melhor chá natural:

  • Familiarize-se com os diferentes tipos de chás disponíveis.
  • Tenha em mente seus objetivos de saúde antes de comprar um chá.
  • Examine o rótulo e verifique se ele é orgânico.
  • Compre alguns chás diferentes e depois experimente-os para ver qual deles você mais gosta.
  • Se optar pela compra das folhas de chá inteiras, lembre-se de lavá-las antes de prepará-las;
  • Beba mais chá, mas também um pouco de água para se manter hidratado.

Conclusão

O consumo de chás naturais tem uma ampla gama de benefícios para nossa saúde. Há muitos tipos de chás naturais, tais como verde, preto, oolong, branco, vermelho e matcha.

Bem conhecidos entre os entusiastas da saúde, os chás naturais são conhecidos por seus antioxidantes. Quer você esteja procurando diminuir seu risco de certas doenças, tais como câncer e cardíacas, ou apenas queira melhorar sua saúde geral, você deve considerar beber mais chás naturais como o verde, preto, ou branco no seu dia-a-dia.

Agora que você conhece os benefícios à saúde de beber chás naturais, você pode começar imediatamente a desfrutar de seus vários sabores e benefícios à saúde!