Muita gente adora açúcar. Quem não gosta de um doce ocasional? Mas para algumas pessoas esse amor pelo açúcar vai muito mais longe que isso. Essas pessoas são tão obcecadas pelo açúcar que o comem em quase todas as refeições. Em alguns casos, elas comem tanto açúcar que sua dieta é quase totalmente composta por ele – seja de forma direta ou indireta naquilo que transforma-se em açúcares após a digestão em nosso organismo.
Então, quais são os perigos do excesso de açúcar? Vamos dar uma olhada em alguns possíveis inconvenientes de comer demasiadamente essa substância.
Açúcar: O que é demais?
Não há nenhuma quantidade diária recomendada de açúcar. Há uma quantidade diária recomendada de carboidratos, mas isso não é a mesma coisa. A quantidade de açúcar que você ingere é determinada por seus objetivos específicos de saúde e nutrição, mas aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudá-lo a descobrir qual a quantidade de açúcar adequada para você.
Geralmente, as pessoas saudáveis comem cerca de 100 gramas de açúcar por dia. Atletas que precisam reabastecer suas reservas de glicogênio após um exercício físico podem comer o dobro desta quantidade. Por outro lado, pessoas com excesso de peso ou diabetes podem precisar comer ainda menos.
O segredo, como sempre, está no equilíbrio. A não ser que você já tenha um problema de saúde instaurado, não precisa eliminá-lo completamente de sua dieta.
Aprendendo a reconhecer um vício em açúcar
Você é viciado em açúcar? Você come mais dele do que deveria? Você se sente como se não conseguisse se fartar dele? Se sim, então você pode estar viciado.
O vício em açúcar pode ser difícil de reconhecer. Não é como o vício em drogas, em que uma pessoa experimenta uma repentina euforia seguida de uma queda. A maioria das pessoas nem percebe que são viciadas e acham que “só gostam muito de doce”. O grande problema é que elas não se dão conta dos danos que estão causando a seus corpo já que comer muito açúcar pode ter algumas conseqüências gravíssimas: pode levar à obesidade, diabetes e a outros sérios problemas de saúde.
As perguntas a seguir podem ajudá-lo a reconhecer uma situação de vício: Você anseia por açúcar? Você procura e come doces enquanto está sob estresse? Você come mais doces do que costumava comer anos atrás? Você come doces quando está triste ou deprimido?
Se você respondeu sim a maioria das perguntas, pode ser um sinal de que você tenha um problema com o açúcar. Se você vê estes sinais em seu próprio comportamento, então precisa tomar medidas. Você precisa readquirir o controle de sua ingestão de açúcar. Talvez você queira consultar um nutricionista. Talvez você queira procurar ajuda de um grupo de apoio. Sim, esté é um vício e que pode (e deve) ser tratado como tal e certamente há muitas pessoas lá fora que podem ajudá-lo a combater esse problema.
Riscos do açúcar em excesso
Abaixo listamos alguns problemas largamente associados ao consumo excessivo do açúcar:
Diabetes

O diabetes é uma condição crônica de saúde que afeta a forma como seu corpo usa insulina. Quando você come, seu corpo decompõe os alimentos em glicose (açúcar) que é então utilizada para produzir energia. A glicose é armazenada em seu corpo sob a forma de glicogênio. Seu pâncreas produz insulina, que é o hormônio que regula a glicose e o glicogênio em seu organismo.
O açúcar é, portanto, muito importante para o seu corpo, já que fornece a energia que você precisa para se mover e fazer todas as coisas ao longo do dia. Porém, o problema é quando seu pâncreas não consegue produzir insulina suficiente, e seu organismo passar a não ser capaz de armazenar glicose e glicogênio adequadamente. Isto pode levar a uma alta taxa de açúcar no sangue, o que pode ser muito perigoso.
O diabetes é, essencialmente, uma sobrecarga de açúcar. Se você desenvolve essa doença precisará tomar cuidados extra para o resto da vida para administrá-la, já que ela pode ter conseqüências sérias como a cegueira e a amputação de membros.
Problemas odontológicos
O açúcar é muito ruim para seus dentes. Ele leva à cárie dentária, que pode ser muito dolorosa e cara de se tratar. Se você come muito açúcar, ele danifica o esmalte dos dentes e deixa-os mais vulneráveis a infecções.
Ganho de peso
Demasiado açúcar pode levar a um sério ganho de peso. Pode levar à obesidade, doenças cardíacas e muitas outras doenças. A ingestão excessiva de açúcar tem sido associada a um maior risco de câncer de mama. Você pode evitar estes problemas diminuindo a ingestão do açúcar no seu dia-a-dia.
Cegueira e perda da visão
Comer muito açúcar pode levar a sérios problemas oculares e até mesmo à cegueira. A retinopatia diabética é uma doença ocular que é desencadeada por altos níveis de açúcar no sangue.
Infertilidade e nascimentos precoces
O excesso de açúcar na alimentação tem sido associado à infertilidade tanto em homens quanto em mulheres. Nos homens, a ingestão excessiva de açúcar pode causar baixa contagem de espermatozóides. Já nas mulheres, comer muito açúcar pode aumentar o risco de abortos espontâneos.
Outros Perigos de Comer Açúcar em Demasiado
Comer muito açúcar pode levar a muitos outros problemas de saúde. Pode levar a letargia, ansiedade e um sentimento geral de mal-estar. Pode causar problemas digestivos como inchaço e diarréia. Comer muito açúcar também pode estragar seu ciclo do sono e afetar seu humor.
Se você é viciado em açúcar, é hora de repensar essa situação. Você tem que ser pró-ativo e assumir o controle – esse vício pode ser quebrado! Você tem que proteger seu corpo e sua mente. Você quer ser saudável e feliz. Você quer viver sua vida ao máximo. E só você pode resolver essa situação que coloca em risco a sua saúde. Cuide-se!